- Área: 900 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Photographix
-
Fabricantes: DHE, Daikin, Saint-Gobain, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Urveel é uma residência de final de semana, afastada dos ruídos da cidade, em meio a um bosque. Localizada no povoado de Sania Hemad, no distrito de Surat, Uvreel representa o caráter da terra no seu verdadeiro sentido. A edificação de 900 metros quadrados descansa na periferia da cidade, em uma área tranquila e no coração da natureza. Existiam seis árvores de manga e 6 a 8 sapotizeiros enormes no terreno.
Nossa principal preocupação era manter as árvores existentes e construir a residência ao redor delas, deixando que a natureza prosperasse no terreno de 4000 metros quadrados. Desta forma, desenhamos uma residência de 4 dormitórios que conserva e se mistura as copas verdes das árvores. Além disso, o terreno se coloca de tal maneira que segrega espaços privados e públicos, criando uma atmosfera onde se esfumaça a distinção entre espaços interiores e exteriores, enquanto a fusão leva o habitante a um ambiente livre, sem obstáculos.
A grelha da planta baixa se divide em duas grandes paredes de tijolo, uma linear e outra em forma de L, percorrendo toda a residência, conectando e dividindo os espaços internos, convertendo-se assim no elemento mais importante da residência. Os tijolos são utilizados para estas paredes e se tornam um material crítico já que permitem a flexibilidade no uso. Por vezes porosas, por outras opacas e texturizadas; e algumas vezes conformando um pátio ou trabalhando como plano de fundo; essas paredes podem ser vistas desde cada canto da residência.
As habitações são todas entidades independentes, localizadas ao oeste enquanto recebem a ventilação. Conectadas por um corredor, são seguidas por assentos cobertos. Uma grande piscina está localizada próxima ao centro, garantindo que o desenho seja leal ao conceito integrando-se na natureza. Uma cozinha ao ar livre, vestiários, academia e saunas são dispostas ao redor. A sala de estar, jantar e cozinha são revestidas por uma série de aberturas na fachada norte, conectando os espaços com a exuberante paisagem.
Para alcançar nosso objetivo de desenhar um espaço próximo a terra, Urveel, utilizamos materiais tais como tijolo, granito, madeira, seixo de rio e outros materiais terrosos naturais. A utilização ótima destes materiais no luxuoso porém, extrovertido espaço, foi o objetivo.
A estrutura garante uma cobertura inclinada contemporânea. A luz convencional pode não encaixar bem com o teto de madeira, portanto, quatro grandes luzes pivotantes bem equipadas e independentes com foco ajustável foram desenhadas para complementar a cobertura.
A residência tropical integra-se com a paisagem. Um pergolado descansa sobre ela, onde a maior parte do espaço está ocupado por árvores existentes, cuidadosamente protegidas para prosperar no terreno. A disposição e planificação permanecem fiéis à ideia de sustentabilidade e às exigências de volume e espaços, oferecendo salvação do abismo da cidade e chamando ao paraíso do campo, já que a residência e a natureza misturam-se para se converterem em uma só.